Porto Maravilha

Contato

4 + 1 =

PORTO MARAVILHA

Localização: Centro – Rio de Janeiro

O Porto Maravilha é um conjunto de obras da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio dos Governos Estadual e Federal, que tem o intuito de requalificar a  Região Portuária da cidade que sofreu grande degradação com o passar do tempo

O Projeto prevê o desenvolvimento da região baseado nos princípios de sustentabilidade, com a reestruturação de ruas, praças e avenidas, trazendo melhoria na qualidade de vida de atuais e futuros moradores.

A operação urbana abrange uma área de 5 milhões de metros quadrados, que tem como limites as Avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Rio Branco e Francisco Bicalho.

A previsão é que toda a região seja transformada até 2016. As principais intervenções são a demolição do Elevado da Perimetral, a transformação da atual Rodrigues Alves em via expressa e a construção da via Binário do Porto, que cortará toda a região da altura da Praça Mauá até a Rodoviária Novo Rio.

Serão reurbanizadas mais de 70 km de vias, reconstruídos 700 km de redes de infraestrutura urbana (água, esgoto, iluminação, drenagem e telecomunicações), implementados 17 km de ciclovias e 15.000 árvores plantadas.

O ícone da requalificação da área é a construção do Museu do Amanhã, com inauguração prevista para 2014. Também na Praça Mauá haverá o Museu de Arte do Rio, que junto da Escola do Olhar se tornará referência para a arte e o conhecimento. Transformar a área de 5 milhões de metros quadrados vem com a tarefa de preservar a identidade e as características dessa região o Porto Maravilha quer garantir que a população se beneficie da requalificação para melhorar sua qualidade de vida sem sair da área.

As obras compreendem a substituição do Elevado da Perimetral que atualmente tem circulação diária de aproximadamente 40 mil veículos, mas afeta diretamente a estética da cidade e prejudica demasiadamente a adequada utilização da Avenida Rodrigues Alves. A demolição da Perimetral será custeada por verbas privadas oriundas de Contrato de Parceria Público-Privada e  a via será substituída pelas 6 pistas (3 em cada sentido) da nova Via do Binário em construção.

 

 

APRESENTAÇÃO

Apresentação - Porto Maravilha
Voltar
Central de Atendimento:    (21) 99650-5006

Siga-nos: